segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os dois Caminhos

 
Ao tocarem meus olhos a luz do dia, Senhor,
O meu coração eleva-se para Ti procurando o teu olhar.
Escuta as palavras de quem sente a vida novamente
E está atento, Senhor, mantém-te perto da minha mão aberta.
Dá resposta às minhas perguntas; ajuda-me nas minhas inquietudes;
Tu que és meu Senhor e meu Deus, em quem confio.

A ti abro o meu ser; a minha vontade de viver, o meu despertar;
Pela manhã, nas tuas mãos coloco os meus medos e ilusões,
Pela manhã, em teus olhos ponho a pureza e a sinceridade da minha procura;
Pela manhã quero dirigir os meus passos no teu caminho.
Ouve a minha voz, Senhor, tu que és bom e compassivo
E alenta a minha vida que procura em ti luz e calor.

Olha, Senhor, o meu coração pobre, que como um passarinho
Procura abrigo nas tuas mãos; toma o meu barro
e molda-me segundo os projectos que tens para mim neste dia.
Quero estar diante dos teus olhos e deixar-me envolver pelo teu olhar;
Diante dos teus olhos, Senhor, sinto-me pequeno e frágil.
Derrama, ao começar este dia, a tua ternura e a tua bondade
Para que o meu coração se sinta forte e audaz.

Senhor, afasta do meu caminho o mal que me rodeia
E não permitas que neste dia a mentira se torne presente em mim.
Dá-me mansidão e humildade para que o meu coração, Senhor,
Não seja hoje violento nem faça jogo sujo com ninguém.
Confio na abundância do teu amor e caminho para ti
Seguro de que me acolhes na tua casa. Faz, Senhor,
Que caminhe hoje na tua presença.

Guia-me, Senhor, tu que és bom e santo;
Guia-me para a luz e que caminhe como filho da luz;
Guia-me e aplana o meu caminho para que seja fiel à tua Lei;
Que o teu caminho, Senhor, seja hoje a paixão do meu coração jovem,
E que o teu Espírito Santo me ajude em cada passo.
Que a minha boca, Senhor, seja hoje a expressão do meu interior;
Que as minhas palavras provenham do mais profundo e sejam verdadeiras.
 
Senhor, dá-me um coração limpo para que te possa ver;
Senhor, dá-me um coração pobre para que viva hoje o teu Reino;
Senhor, dá-me um coração misericordioso para que derrame misericórdia;
Senhor, dá-me um coração cheio de paz para que seja teu filho;
Senhor, dá-me um coração que tenha fome e sede de justiça
para que seja saciado e faça a tua vontade;
Senhor, dá-me um coração manso que possua a terra.
Que o meu coração se alegre e regozije hoje,
Porque tudo espero de ti, Senhor meu Deus.

A ti me acolho, Senhor, ao começar o dia: protege-me.
Em ti ponho a minha confiança como um menino nos braços de sua mãe: ajuda-me.
A ti abro os projectos e os planos deste dia: acompanha-me.
A ti ofereço o que sou e o que tenho: acolhe-o.
A ti, que és Deus da vida, peço-te força: anima-me.
O meu coração ama-Te e, cheio de gozo, exulta em ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário